O QUE É YOGA

Yoga é um processo de transformação da consciência humana em consciência divina que permite ao ser humano acordar de um mundo de ilusões e vivenciar um estado de completude que corresponde a sua verdadeira essência.

Buscar este estado de iluminação, de completude, de felicidade plena tem sido o objetivo maior da vida da maioria de nós. Ocorre que ao procurar este estado no mundo exterior principalmente através de objetos externos, de emoções ou da satisfação de desejos efêmeros o ser humano tem se afastado cada vez mais deste caminho.

O Yoga procura trazer seus praticantes de volta para casa, ou seja, fazer com deixem de procurar a solução fora de si mas a encontrem dentro de si. Isso ocorre de forma gradual e na proporção do seu comprometimento.

Para trilhar este caminho um ponto importante é o desapego aos resultados. Apegar-se aos resultados é ficar medindo constantemente através de qualquer sistema que lhe parece mais adequado sua “evolução”, ou seja, sua aproximação ao ponto que você considera o “objetivo”.

Yoga não é um esporte, não há adversários a serem derrotados, não há recordes a serem batidos nem seus nem de outros.

O início da jornada em Yoga é o domínio do corpo. Dores, dificuldades respiratórias, articulações com problemas, músculos sem tônus ou alongamento suficiente e outros sintomas característicos de um corpo em desequilíbrio trazem dificuldades à mente gerando pensamentos, emoções e comportamentos inadequados.

A prática do Yoga através das posturas ou ásanas, exercícios respiratórios ou pranayamas, da meditação, do relaxamento e de outras técnicas vão naturalmente, sem esforço exagerado, sem violência, sem cobranças, deixando simultaneamente seu corpo mais saudável e sua mente mais quieta, suas emoções mais controladas, seus pensamentos em menor intensidade, até atingir-se o estado de plena consciência.

COMO É UMA AULA DE HATHA YOGA?

A prática consiste de aulas com duração de 1h e 15 min, onde são combinados oito componentes, baseando-se na visão holística do Yoga.

Estes elementos são:

asanas: que significa posturas do corpo, são exercícios que trabalham músculos e articulações, ativam glândulas e órgãos;

pranayamas: são exercícios respiratórios para regulagem, expansão, equilíbrio e controle do fluxo de prana;

kryas: técnicas para desintoxicação do corpo e purificação mental;

mudras: gestos para o equilíbrio psicofísico;

bandhas: técnicas de bloqueios e contrações específicas, bem como redirecionamento e utilização da energia vital (prânica);

mantras: uma combinação de sílabas ou palavras correspondente a uma vibração energética específica;

relaxamento e meditação.

EXISTEM RESTRIÇÕES PARA A PRÁTICA DO YOGA?

A grande maioria das pessoas pode praticar yoga sem maiores cuidados, homens, mulheres, crianças, idosos. Entretanto, trata-se de uma atividade física que deve ser precedida de uma avaliação por profissional da área de saúde principalmente em casos de pessoas com algum tipo de limitação , restrições médicas e ou situações que mereçam cuidados como períodos pós operatórios, convalecências e outros. Fale sempre com seu médico antes de praticar, caso tenha dúvidas, e não esqueça de falar com o seu professor.

O QUE É KUNDALINI YOGA?

O Kundalini Yoga é uma prática de Hatha Yoga com ênfase nas posturas (asanas) que seguem um ritmo próprio sincronizadas com a respiração (pranayamas), com os gestos com as mãos (mudras) e com os cânticos (mantras). Finaliza-se com a prática de meditação direcionada a um objetivo. Uma típica aula de Kundalini Yoga sempre virá acompanhada de todos esses elementos. Geralmente, as práticas são acompanhadas de músicas que, na verdade, são mantras musicados. Em todas as práticas de Kundalini, há a entoação do mantra Sat nam, que quer dizer “verdade é a identidade como a centelha divina existente em cada um”. Este mantra também é usado para cumprimentar as pessoas, na despedida ou para abençoar um alimento. Pode ser entoado simultaneamente com algum exercício físico e com a respiração sincronizada para aumentar os efeitos da prática. Em seguida, fazem-se os pranayamas, que podem ser variados como a respiração do fogo, que em Hatha Yoga é a mesma coisa que kapalabhati. Esses exercícios respiratórios ajudam a regular a energia de vida, a qualidade das emoções e a estabelecer uma relação com a respiração. O aquecimento se dá por meio de alongamentos e exercícios específicos para preparar o corpo e a coluna, e só então inicia-se a seqüência de posturas. Em Kundalini Yoga, há uma série de exercícios com movimentos sincronizados com a respiração que visa atingir um determinado fim, por exemplo, regular o sistema nervoso, fortalecer o sistema imunológico ou equilibrar o corpo e a mente. O nome dessa seqüência de exercícios é kriya – não confundir com os kriyas do Hatha Yoga, que são as técnicas de purificação e limpeza. Os kriyas do Kundalini Yoga também visam à purificação, mas, neste caso, compõem uma seqüência fixa de posturas que não pode ser alterada. O kriya e a meditação são selecionados em cada aula pelo instrutor com o objetivo de atender à necessidade dos praticantes

POSSO EXPERIMENTAR ?

Venha praticar Yoga conosco. Faça uma aula experimental. É muito fácil basta entrar em contato e agendar uma aula no horário de sua preferência.

Muitas pessoas relatam que já na aula experimental percebem diferenças: ficam mais tranquilas, dormem melhor, etc. Os benefícios da prática do Yoga são inúmeros. Entretanto, cada pessoa tem reações diferentes e alguns levam mais tempo para experimentar benefícios. De qualquer forma vale a pena experimentar e fazer como milhares de pessoas que já passaram por nossas salas de prática.